Para garantir um bom desempenho, é indispensável que o praticante tenha uma boa prancha para praticar. Existem vários tipos sendo que a de vidro e a inflável são as mais indicadas.
Qual escolher: Escolher a melhor prancha depende diretamente dos seus objetivos com o esporte. Para cada tipo de onda e intenção (velocidade, por exemplo) existe um tipo mais adequado e é por isso que os praticantes profissionais utilizam-se de diversos modelos.
Algumas são feitas de fibra de carbono, o que as torna mais rígidas e responsivas. Outras são feitas de fibra de vidro e existem também as infláveis que ganham em velocidade porém perdem no requisito fora da praia pois costumam entortar um pouco.
Se o seu objetivo é praticar SUP em lagos ou lugares mais calmos, ela é a mais indicada.
Vantagens da prancha inflável
A prancha inflável é a mais indicada para águas calmas e é muito mais fácil de ser transportada do que as pranchas rígidas. Se você pretende se aventurar em águas estrangeiras, esse também é o modelo mais indicado pois além de caber em qualquer bagagem é muito mais leve e consequentemente menos tarifável nos aeroportos.
Ela também é muito mais fácil de ser guardada, pois pode ser alocada em qualquer lugar, até mesmo dentro de seu armário pessoal ou guarda roupa.
A prancha inflável também não exige cuidados pessoais relacionados ao transporte ou utilização, tendo maior durabilidade do que as demais.
O preço é outro diferencial e apresenta melhor custo benefício: costumam ser bem mais em conta do que os modelos rígidos, mesmo com todas essas características claramente mais competitivas e vantajosas.
Se você é praticante inicial ou intermediário ou simplesmente quer se divertir, invista em uma prancha inflável e aproveite todas as vantagens na hora de praticar o Remo em Pé. Pois é, inclusive, recomendada para iniciantes.