Em todas as empresas há um grupo responsável pela implementação e fiscalização no que se refere a questões sobre a saúde e segurança dos funcionários: CIPA, que significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Para nos prevenirmos de problemas que prejudicam o desenvolvimento e evolução da empresa e zelarmos pelos trabalhadores, selecionamos uma lista com dicas que podem ser úteis na prevenção de alguns tipos de acidentes de comuns.
Como prevenir acidentes no Trabalho
Veja agora algumas dicas que podem ajudar sua empresa a diminuir o risco de acidentes:
· Contrate um técnico em segurança do trabalho e inicie uma estratégia preventiva que seja conveniente para o serviço realizado na empresa.
· Tenha um bom relacionamento com a Comissão Interna de prevenção de Acidentes (CIPA). Ela garante melhores condições aos trabalhadores.
· Disponibilize equipamentos de proteção individual e coletivo, e, mantenha aqueles destinados a emergência acessíveis, tais como, mangueiras, extintores e saídas de emergência.
· Ofereça treinamento para a equipe de trabalhadores e não permita que funcionários destreinados operem máquinas de risco.
· Identifique o principal problema da empresa e planeje, junto ao técnico de segurança, os temas que devem ser abordados no evento anual SIPAT-Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho.
· Sinalize as áreas e os ambientes onde há o risco de acidentes como, chão escorregadio, proibido fumar, silêncio e outros.
· Previna o contágio por doenças com palestras e práticas educativas.
· Mantenha as máquinas em perfeito funcionamento e bom estado de conservação.
· Previna acidentes nas escadarias com faixas antiderrapantes e corrimão.
· Adapte o ambiente para o trabalhador deficiente.
· Fiscalize o manuseio e conservação dos alimentos oferecidos no refeitório.
É importante aplicar todos estes cuidados preventivos pensando na evolução da empresa, e, ao mesmo tempo, impor estratégias de conscientização entre os trabalhadores, para que eles mesmos possam zelar pela própria integridade física, mental e social.
Muitos trabalhadores acabam por não utilizar alguns equipamentos de segurança por considerarem desconfortáveis, ou, desnecessários, por isso, convém incentivá-los constantemente sobre a necessidade e a importância de seu uso.
A educação como fator de conscientização
Como já citado anteriormente, a realização da SIPAT é extremamente importante de ser realizada anualmente, pois este é um evento onde é possível que empresas e profissionais especializados possam trazer informações úteis e atualizadas para os funcionários e que vá de encontro com o que a empresa pratica no dia a dia.
A empresa Conceito Zen é especializada em palestras e teatros para este evento e leva informação com humor como uma forma de prender atenção de todos do início ao fim.
Técnicas de teatro e stand up são fundamentais, pois assim, um assunto que teoricamente não chama tanto atenção dos funcionários, acaba por ser uma experiência única para quem participa.
Realizando o evento e seguindo as dicas dadas no artigo é bem provável que as chances de prevenir acidentes serão bem maiores.