Dentre suas características, as mais notáveis são a capacidade de melhorar o desempenho do sistema digestório, regenerar células da epiderme e até mesmo o tecido de vários órgãos. Também funciona como um excelente bactericida e fungicida, atuando também como antioxidante natural.
Além de também melhorar o desempenho de outros sistemas do corpo, como o imunológico, age muito bem como anti-inflamatório natural. E como se isso não bastasse, o aloe vera é muito utilizado como analgésico, sendo assim uma fonte alternativa para remédios alopáticos.
Alguns estudos também apontam que essa planta pode melhorar significativamente o sistema circulatório, além de prevenir doenças do coração. E, de quebra, diminui o colesterol ruim dos vasos sanguíneos.
O suco de aloe vera também pode ser consumido por aqueles que buscam uma fonte saudável de emagrecimento. Não só ele é hipocalórico como possui boas quantidades de proteínas, responsáveis pela construção muscular (massa magra). Além disso, faz com que reservas de gordura no corpo sejam usadas como fonte de energia principal ao invés dos carboidratos. Por esse motivo, o aloe vera também tem sido comercializado como um suplemento para emagrecer.
Uma alternativa para se preparar o suco de aloe vera é extrair o seu gel e misturar com suco de frutas. Se possível alguma fruta cítrica como o limão ou a laranja, pois além de tornar o sabor mais agradável, a vitamina C é mais um reforço para a queima de gordura (além de prevenir o escorbuto).
Ao extrair o gel da planta, basta bater com o suco de alguma dessas frutas e guardar na geladeira, usando esse concentrado para misturar na água sempre que quiser consumir o suco, de preferência evitando o uso de açúcar refinado.