A dor no peito é um sinal do seu corpo para mostrar que alguma coisa está errada com ele. Muitos fazem a associação direta desse sintoma aos problemas do coração, porém a origem desta dor também pode vir de outros órgãos.
Não é difícil encontrar quem se preocupa, e com razão, com este tipo de dor estar ligada ao infarto agudo do miocárdio, afinal, essa é a principal causa da morte no país segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados em 2014. Este levantamento apontou que a doença é responsável por 100 mil óbitos a cada ano. Além da dor no peito, outros sinais do corpo são dor no braço esquerdo e também desconforto no estômago.
Porém, existem mais problemas que aquela fisgada também pode alertar. Só para se ter uma noção de como isso pode ser mais comum do que a gente imagina, um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, com 400 pacientes que tiveram essa dor, apontou que apenas 11% tinham a ver com problemas no coração.
Dor no peito e o refluxo
O refluxo, nome popular da Doença do Refluxo Gastroesofágico, pode ser uma das causadoras dessas famosas ‘’pontadas’. O que acontece neste caso é que parte do material gástrico volta para o esôfago, e por isso a sensação de dor é ocasionada. Outros sintomas do refluxo, segundo os médicos, são tosse, queimação e rouquidão.
Problemas nos pulmões
Pessoas que sofrem com problemas respiratórios também podem sentir esse desconforto no peitoral. São doenças como asma e bronquite. Como os pulmões ficam no tórax, a dor pode aparecer e até se confundir com aquela causada por problemas do coração. Outro sinal que o organismo pode nos dar para avisar sobre essas doenças é a dificuldade de respiração.
Estresse
Com tanta tensão do dia a dia, não é estranho que o corpo reaja de alguma forma para mandar o seguinte recado: está na hora de relaxar um pouco. Uma dessas formas pode ser uma pequena dor no peito. É que o estresse causa toda uma tensão muscular, e aí, a dor tende a aparecer, mesmo quando a pessoa já está em momentos mais tranquilos do dia. Transpiração e náuseas também são comuns a estes casos.
Outras causas e a importância de ter um Convênio Médico da Golden Cross
Existem mais doenças que, segundo os estudos médicos, também levar a dor no peito, como problemas na vesícula e lesões musculares. Mas o importante é que nas primeiras ocorrências deste sintoma, principalmente se ele for agudo e persistir por vários minutos, a pessoa procure um médico que possa esclarecer as dúvidas e ainda, encaminhar para os exames necessários para a identificação do problema, ou até mesmo o descarte de algumas alternativas. A ação rápida pode fazer toda a diferença.