Dentro da comunidade de nutricionistas e nutrólogos é muito comum ver uma certa cautela com essas figuras do Instagram. Muito por conta do conteúdo que essas pessoas postam em suas redes sociais, nem sempre contendo dica totalmente benéficas para seus seguidores. Por não terem os estudos necessários, a maioria dessas personalidades fitness acaba passando informações nutricionais erradas, ou até mesmo dando dicas de dietas completamente sem sentido, que podem prejudicar muito os mais desavidados.
É claro que não podemos generalizar todos os produtores de conteúdo fitness com esse rótulo. Existem muitos que têm um acompanhamento feito por profissionais da nutrição, ou até mesmo são nutricionistas e nutrólogos. O alerta fica para quem não percebeu que, assim como em todas as vertentes da internet, existem pessoas bem intencionadas e pessoas que não pensam nas consequências dos seus atos.
O ideal de beleza é outra vertente perigosa nesse mundo. As propagandas de roupas fitness, por exemplo, podem reforçar a idea de que é preciso ter aquele corpo ideal para poder usar esse tipo de roupa. Não significa que você tenha que seguir esse padrão para usar as roupas da Donna Carioca, por exemplo. As roupas fitness representam muito mais que um simples ideal estético, existe todo um estudo e funcionalidade por trás delas. Servindo para manter seu corpo aquecido durante o exercício, assim evitando uma lesão muscular ou algo do gênero, ou até mesmo o conforto para realizar os exercícios.
A moda e movimentação de mercado nas mãos femininas
A moda fitness chegou com força total ao mercado, com tantas recomendações para que sejam feitos exercícios físicos, é necessária a vestimenta adequada e assim se popularizou esse tipo de moda. Como o número de modalidades e opções de exercícios, só no Brasil já são mais de 30 mil academias, tendo em média 8 milhões de alunos exercitando-se. Em busca da boa forma e de melhorar sua saúde, cada vez mais pessoas são adeptas ao mundo fitness.
Esse universo movimenta tanto o mercado quanto o ramo de lingerie, que influencia diretamente a autoestima da mulher nas horas íntimas, dando a ela segurança e confiança. Ambos os casos, movimentam o mercado de venda, estima-se que as mulheres destinem mais de 50% da sua renda para compras de beleza, incluindo os ramos de sapatos, roupas, e produtos de beleza, além de causarem grande movimentação em salões de beleza e casas de depilação.
Sendo assim, grande parte da movimentação financeira de mercado, hoje em dia, tem imensa participação das mulheres, os homens destinam seus gastos para outros ramos do mercado, e apenas 1% para beleza. Percebe-se que mesmo os salários para mulheres sendo inferiores aos dos homens, elas investem mais quando o assunto é beleza. Tendo em vista esses diagnósticos, as empresas de produtos de beleza, sabendo que suas clientes são fiéis, se aproveitam e cobram preços elevados nos produtos que se destinam as consumidoras femininas.
Acredito que mesmo que os preços dos produtos subam, e a inflação tenha plena relação com isso, as mulheres não querem deixar de ter os seus cuidados usando os seus produtos preferidos, desse modo, o crescimento pela busca de conteúdos que indicam produtos baratos que também funcionam, aumentam. Na era digital, as influenciadoras digitais, blogueiras, youtubers e atrizes, tem grande influencia no consumo de suas seguidoras, a propaganda que se cria em torno de produtos que elas usam geralmente é grande. Várias delas, ensinam formas de estar bonitas gastando bem menos, como é o caso da blogueira Bianca Andrade, a Boca Rosa, que começou o seu blog dando basicamente dicas de como gastar menos e ainda estar bonitas. Gastando pouco ou não, todas querem estar bonitas, e na moda.
Moda, corpo e a musa fitness interior de cada mulher
A auto-estima das mulheres é sempre um assunto recorrente, ainda mais em tempos de musas fitness com milhares de seguidores, incentivando à busca pelo corpo ideal e também o uso daquelas roupas que, muitas vezes, deixam as mulheres um pouco constrangidas, como “aquela bela lingerie da vitrine do shopping”.
As empresas de moda fitness estão cada vez mais fugindo do básico na hora de lançar seus produtos, afinal, se a mulher quer se sentir bem ela não vai vestir “qualquer coisa” para ir malhar, melhor ainda, vai ser seguir as tendências de moda de suas maiores musas na hora em que estão treinando. Bermudas, macacões, leggings, camisetas que tenham estampas da moda, muitas cores, etc., são elementos fundamentais na hora de ir à academia.
Uma boa roupa para se usar na academia não deve ser apenas bonita, não é mesmo?! O conforto também é imprescindível na hora da escolha, não adianta apenas escolher a estampa mais bonita, para isso é preciso conhecer as marcas e ficar de olho na qualidade do produto, tecido usado e, óbvio, aquilo que a faz se sentir bem.
O brasileiro, no geral, está mais preocupado com a sua saúde e seu bem-estar, isso está fazendo com que o mercado fitness cresça num todo, são muitas academias, de diferentes tipos e focos, espalhadas pelo país. Isso motivou investidores a criarem marcas nacionais que fazem roupas destinadas a esse setor, ou seja, quando você escolhe aquele macacão maravilhoso, que ressalta suas curvas, na hora de ir treinar, você também está incentivando o crescimento desse setor na nossa economia.
Não se trata só de busca por um tipo físico considerado ideal, existem mais coisas envolvidas nesse processo todo, a indústria está sempre de olho naquilo que está em alta, fazendo com que sua empresa esteja inserida no mercado e que seus clientes tenham seus desejos atendidos. Ponto para os dois lados.
O melhor disso tudo é que quanto mais as mulheres se sentem incentivadas a buscarem seu corpo perfeito, mais elas se sentem bem em relação a si mesma e mais elas querem surpreender. Nesta hora uma boa lingerie, assim como as que ela vê a Gabriela Pugliesi usando em ensaios fotográficos e no seu Instagram, é importantíssima. Uma nova mulher não vai usar sempre e, simplesmente, só aquele velho sutiã bege. Fica aí mais uma dica de investimento.