Não consegue ficar sem o ar condicionado, mas não quer pagar caro na conta de luz? Veja cinco dicas para seu ar gastar menos.
As mudanças na economia do pais, nem sempre são de todo ruim. Com mais dinheiro no bolso, muita gente passou a ter acesso a alguns luxos, antes inpensáveis. O ar condicionado é um aparelho que passou a ser mais frequente e costumeiro nos lares dos brasileiros. Isso por conta do aumento da temperatura a cada ano que passa e não apenas no verão, como em outras estações. Porém, com a chegada do aparelho de ar condicionado, a conta de energia elétrica tende a aumentar de forma significante por se tratar de um aparelho que consome muita energia e acaba sendo utilizado durante quase o dia todo sem interrupções.
Por conta disso, dicas para evitar gastos exorbitantes com esse aparelho de ar condicionado são bem-vindas. Separamos algumas dicas simples, tanto para quem vai comprar, quanto para quem já tem o aparelho, que parecem simples, mas que ajudam bastante
Dicas para o ar condicionado gastar menos energia
Não deixe o aparelho tomando sol
Proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação. Fora isso, mantenha os filtros limpos, por conta de que os filtros sujos impedem a circulação livre do ar e forçam o aparelho a trabalhar mais. Outro fato importante é acostumar a desligar o condicionador de ar sempre que você se ausentar do ambiente por muito tempo. E isso independente da marca dele. Mesmo que seu aparelho seja o melhor ar condicionado de janela do mercado, esses cuidados ainda são válidos e devem ser observados.
Atenção a regulagem de temperatura
Evite o frio excessivo regulando o termostato adequadamente. Manter os ambientes numa temperatura entre 22ºC e 24ºC é o mais adequado. Uma dica é manter as portas e janelas bem fechadas, para assim evitar a entrada de ar do ambiente externo, assim como é importante evitar a entrada do calor do sol no ambiente, fechando as cortinas, por conta de que assim o ambiente ficará na temperatura desejada de forma mais rápida.
Se puder escolher vá de inverter
Se o objetivo é usar o ar-condicionado por longos períodos, sugerimos os aparelhos que contenham a tecnologia Inverter, pois este sistema oferece maior eficiência, ajustando o trabalho do compressor conforme a necessidade. Mas, se for utilizar um aparelho sem esta tecnologia, o ideal é fazer o uso correto do seu aparelho de ar-condicionado. Porque, além de você economizar, também estará aumentando a vida útil dele e garantindo conforto e bem estar para as pessoas que frequentam o local.
O selo procel é importante
Leve em consideração na sua escolha os modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia e dê preferência aos modelos que possuam recursos de programação, como o timer. Após isso, você deve instalar a unidade externa em local com boa circulação de ar e evitar obstruir as laterais e o fundo do seu aparelho de ar-condicionado de janela. Isto dificulta a troca térmica do gás com o ar, aumentando a pressão interna no sistema e consequentemente reduzindo a eficiência do aparelho.
Economize também no trabalho
Aos que utilizam de aparelho ar condicionado no ambiente de trabalho, lembramos que todas as dicas descritas acima podem ser realizadas no seu local de trabalho, seja ele com muitas ou poucas pessoas ao redor, sempre levando em consideração o conforto térmico coletivo e a aprovação dos colegas. Converse com sua equipe e sugira estas dicas para economia. No entanto, como medida de segurança, é necessário verificar qual é o tipo de equipamento instalado em seu local de trabalho antes de tomar qualquer providência sobre a economia, pois cada aparelho possui uma característica peculiar.
Conclusão
Bom pessoal, espero que as dicas sejam úteis e que consigam aproveitar melhor seu ar condicionado, sem no entanto prejudicar seus gastos mensais com a energia ok?
Texto: Almy Froes