Para que a conversa flua em bom ritmo e para que se estabeleça a empatia, é preciso entender que as conversas virtuais precisam de assunto e ritmo, exatamente como nas conversas pessoais. Após determinado tempo, as pessoas se conhecem melhor e tudo fica mais fácil. E o papo online também funciona assim.
O que fazer então?
A boa conversa começa pelo básico
Algumas pessoas têm dificuldade de começar conversas pessoalmente e também podem ter a mesma sensação ao iniciar uma conversa online. É aqui que entra a dica: a boa conversa deve começar pelos assuntos básicos.
Os assuntos básicos são aqueles assuntos comuns, que você pode utilizar em qualquer relação, independente do ambiente.
Uma excelente forma de ter sucesso nessa conversação é envolver a pessoa com calma. E isso é muito simples: basta colocar o assunto de forma que ela tenha vontade e se sinta à vontade para dar sua própria opinião. Afinal, ninguém gosta de conversar com quem só sabe falar sobre si mesmo.
Os melhores temas são os últimos acontecimentos, os motivos que os levarão a estar ali e, é claro, um pouco sobre o outro.
Tente conhecer a pessoa
As pessoas gostam de se tornarem conhecidas, contudo é preciso cuidado. Ninguém gosta de se sentir que sua vida pessoal está sendo invadida, porém algumas informações como idade, estado onde mora, trabalho, estudo e hobbies sempre são gostosos de serem compartilhados.
Tente conhecer a pessoa e descubra o que vocês têm em comum, assim vocês sempre poderão conversar sobre as novidades acerca dessa familiaridade. Mas, lembre-se de fazer associações com outros temas. Por exemplo: se vocês gostam de música, falem sobre isso, os artistas, as bandas. Mas falem também sobre os eventos, apresentações, clipes, filmes e séries que utilizam essas canções.
Quanto maior o leque, mais fácil é de você se sentir à vontade e não ficar sem saber o que falar.
Demonstre empatia
As pessoas não constroem uma amizade para a vida toda de uma hora para a outra. Lembre-se de sempre mostrar empatia, ter conversa leve e prazerosa, estar animado e ser positivo.
Evite assuntos grosseiros ou pesados
Por fim, evite falar de assuntos que possam abrir margem para preconceito ou deixar os outros desconfortáveis.
Já diz o ditado “não se discute sobre religião e política”, portanto, evite assuntos desse tipo. Evite também assuntos muito pessoais sobre família, dinheiro, esportes, sexualidade e relacionamentos amorosos.
Lembre-se que o bate papo online permite que você tenha momentos de prazer e leveza em seu dia, para que conheça pessoas que podem se tornar seus amigos e conversas por muito tempo.